Instituição Adesa à Federação Espírita do Espírito Santo (FEEES) e Integrante do 9º CRE, fundada em 14 de Agosto de 1979 com a finalidade de: promover o estudo, a prática e a divulgação da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus à luz do Espiritismo; incentivar a prática da caridade moral e da caridade material, pelos meios disponíveis em benefício de todos, sem distinção de pessoas, raças, cor, posição social ou religião; compartilhar integralmente do Movimento de Unificação do Espiritismo.

LOCALIZAÇÃO
Av. dos Coqueiros, s/n (ao lado da Escola Balão Mágico), Bairro Coqueiral – CEP 29199-054 - Aracruz – ES

Devido a pandemia algumas atividades estão sendo realizadas de forma online.

ESDE - Conceito e Objetivos

CONCEITO DO ESDE

O Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) surgiu como ferramenta didática de estudo do Espiritismo, oferecendo oportunidade de ampliação do conhecimento da base fundamental da Doutrina nos aspectos científico, filosófico e religioso.
Lançado em 1983, em Brasília, na reunião anual do Conselho Federativo Nacional (CFN), o ESDE busca atender às expectativas do Movimento Espírita quanto à ampliação dos estudos de forma sistematizada nas casas espíritas. Atende também ao objetivo do próprio Espiritismo, que é a transformação moral dos indivíduos a partir da fé raciocinada.
O ESDE é, portanto, um programa de estudo metódico, contínuo e sério da Doutrina Espírita, a ser realizado em grupo privativo, fundamentado nas cinco obras básicas de Allan Kardec - O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese. Sua ação é complementar a outras realizadas pela instituição espírita, como o estudo das obras básicas e da mediunidade, o Estudo Aprofundado do Espiritismo, a Infância e Juventude, o atendimento fraterno, as ações de assistência e promoção social, constituindo-se em instrumento de preparação de trabalhadores para todas as áreas da casa.

OBJETIVOS DO ESDE


Geral:
Estimular o estudo e a vivência do Espiritismo de forma regular e contínua, tendo como base as obras codificadas por Allan Kardec e o Evangelho de Jesus.
Específicos:
Para o indivíduo
Estimular o desenvolvimento de uma consciência ética através do conhecimento espírita e da vivência do Evangelho.
Para a Coletividade* do ESDE
Estudar e vivenciar o Espiritismo de forma regular e contínua, atendendo à moral cristã e aos aspectos evolutivos da ciência e da filosofia. (*LE: questões 518 e 519)
Para o Centro Espírita
Contribuir para a preparação de colaboradores espíritas esclarecidos e comprometidos com a Doutrina Espírita.
Para a Doutrina Espírita
Colaborar na divulgação e na análise criteriosa dos postulados espíritas, conforme nos ensina Allan Kardec, em Obras Póstumas: "Este curso teria a vantagem de fundar a unidade de princípios".
Fonte: http://esde.febnet.org.br
/